CURSO DE REPARO EM CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA - ECU

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TIPOS DE INJEÇÃO ELETRôNICA DE COMBUSTÍVEL

Podemos classificar os sistemas de injeção eletrônica quanto ao número de válvulas injetoras e quanto ao sistema eletrônico empregado. Encontramos basicamente três tipos:

Sistema Analógico:

Foi o primeiro sistema de injeção eletrônica utilizada no Brasil. Possui uma eletroválvula de injeção (?bico?) para cada cilindro, que acionam simultaneamente.
O sistema Analógico era mais simples, mas mesmo assim foi uma verdadeira revolução em relação ao sistema a carburador convencional.
Como o sistema era analógico, não possuía memória, nem códigos de defeitos, nem compensação do sistema por ?sonda lambda?. E seus componentes eletrônicos não podiam ser diagnosticados através de um Scanner como fazemos hoje.

Sistema digital Monoponto:

Possui apenas uma eletroválvula de injeção, responsável pela alimentação de combustível de todos os cilindros do motor.

Por ser um sistema Digital, já possuía PROCESSAMENTO e memória, onde foi incluído o sistema de diagnóstico, como: memória de código de defeitos, luz de anomalia e comunicação com ? Scanner. Também no sistema digital, foi possível incluir um importante componente, o sensor de oxigênio (sonda lambda) que analisa a mistura queimada pelo motor e retorna um sinal elétrico, enviado para a ECU que serve para compensação do sistema.

Sistema digital Multiponto:

Possui uma eletroválvula de injeção para cada cilindro. Apresentando um rendimento superior ao monoponto, principalmente em relação à temperatura.

Assim como o monoponto, possui sensor de oxigênio, para correção da mistura, e todos os recursos de diagnóstico ? memória de códigos de defeito, luz de anomalia e comunicação com Scanner.
Por ser também um sistema digital, possui os mesmos recursos do sitema monoponto.

Os principais componentes da Injeção Eletrônica são:

- ECU (Unidade de Comando)
- Bomba elétrica de Combustível
- Regulador de Pressão
- Filtro de Combustível
- Sonda Lambda
- Sensor de Posição da Borboleta
- Medidor de Fluxo de Ar
- Atuador de marcha lenta
- Bobina plástica
- Sensor de Rotação
- Sensor de Detonação
- Unidade Central de Injeção (Corpo de borboleta)
- Eletroválvula de Injeção monoponto ou Multiponto

Fonte: www.overcar.com.br